Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

“Braga Solidário” ajuda a reflorestar o concelho

Ação de plantação vai cobrir um dos 1200 hectares ardidos no incêndio de 15 de outubro.
Secundino Cunha 27 de Novembro de 2017 às 09:07
Estão a decorrer os trabalhos de preparação do terreno onde vão ser plantadas novas árvores
Estão a decorrer os trabalhos de preparação do terreno onde vão ser plantadas novas árvores FOTO: CMTV
A iniciativa "Braga Solidário" deste ano que, tal como em 2016, conta com o apoio do Correio da Manhã e da CMTV, vai ajudar à reconstrução e reflorestação do concelho de Braga que, no dia 15 de outubro, foi atingido pelo maior incêndio de que há memória.

O fogo devastou 1200 hectares de floresta, com destaque para as encostas da Santa Marta das Cortiças, Falperra e Sameiro, pintando de negro os montes sobranceiros à cidade.

Através desta iniciativa, o clube pretende contribuir para um mundo mais justo e solidário e, este ano, os "Guerreiros" vão participar ativamente na gigantesca tarefa de reconstrução que se impõe após os trágicos incêndios de junho e outubro. A opção foi então ajudar à reflorestação do concelho.

Atendendo a que toda a área ardida no concelho pertence a privados, o parceiro escolhido foi o Projecto Homem, entidade de recuperação de toxicodependentes, que se viu cercada pelas chamas e teve de ser evacuada. A área envolvente a esta instituição tem cerca de um hectare e contará, até 22 de janeiro, dia da festa de aniversário do clube, com novas árvores autóctones.

Entretanto, decorrem os trabalhos de preparação do terreno.

A iniciativa vai ser apresentada na quarta-feira, no auditório do Estádio Municipal de Braga, pelo presidente do Sp. Braga, António Salvador, o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã e da CMTV.

Já no ano passado, o CM e a CMTV se uniram ao Sp. Braga nesta ação "Braga Solidário" que fez chegar a um campo de refugiados em Salónica, na Grécia, mais de 90 toneladas de bens alimentares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)