Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Cabo de sustentação partido há meses na ponte do Guadiana

Situação não coloca em causa segurança mas levanta dúvidas sobre o estado dos restantes cabos dos tirantes.
Tiago Griff 1 de Maio de 2016 às 10:33
Cabo ficou suspenso do lado exterior da estrutura onde ainda se encontra
Cabo ficou suspenso do lado exterior da estrutura onde ainda se encontra FOTO: André Cravinho
Há mais de três meses que um dos cabos de aço que faz parte do sistema que sustenta a Ponte Internacional do Guadiana, entre Portugal e Espanha, se partiu e ainda não foi alvo de reparação.

Apesar de a estrutura não estar em perigo, a situação cria problemas de segurança a quem passa pelo tabuleiro e é representativa da falta de obras de manutenção.


A estrutura é o ponto de ligação mais a sul do País entre Portugal e Espanha e uma das vias mais utilizadas para quem visita o Algarve, vindo da Europa por transporte terrestre. No entanto, a falta de manutenção da Ponte Internacional do Guadiana é notória principalmente no asfalto do tabuleiro, que apresenta vários buracos.

Nos últimos tempos, a situação piorou: Há cerca de três meses, um dos perto de sete mil cabos de aço dos tirantes que sustentam a estrutura, no sentido Portugal-Espanha, partiu-se e ficou suspenso do lado exterior da ponte, onde ainda se encontra.


"Não acredito que a situação coloque em causa a segurança estrutural da ponte mas é como se se acendesse um sinal vermelho, de como é extremamente necessária uma intervenção a fundo", explicou um engenheiro civil contactado pelo CM, que preferiu manter o anonimato.

O facto de este cabo se ter soltado deixa a dúvida sobre o estado dos restantes, que sustentam a ponte, e levanta a possibilidade de algum cair e atingir um veículo que esteja a passar. "Não tem havido manutenção suficiente, além de que se trata de uma ponte já com 25 anos e o material tem uma deterioração natural", refere ainda o engenheiro civil contactado pelo CM.

A Infraestruturas de Portugal que, com o Governo espanhol, reparte a responsabilidade sobre a estrutura, reconhece que a ponte necessita de "uma intervenção profunda".
Ponte Internacional do Guadiana Portugal Espanha Algarve Europa Governo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)