Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Cais flutuante de porto de Sagres não resiste a tempestade e cai após um mês

Governo assegura que até ao final do mês de agosto a situação deverá ser resolvida. Obras vão custar um milhão de euros.
José Carlos Eusébio 28 de Julho de 2019 às 11:07
Porto da Baleeira ficou sem acesso ao cais flutuante depois de uma tempestade em outubro de 2018
Porto da Baleeira ficou sem acesso ao cais flutuante depois de uma tempestade em outubro de 2018 FOTO: Lusa
O novo cais flutuante de apoio à pesca que foi instalado no final do ano passado no porto da Baleeira, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, só resistiu um mês. O Governo promete agora que o problema será resolvido até ao final de agosto.

Foi em setembro de 2018 que o cais foi inaugurado, mas "menos de um mês depois, já não estava operacional", realça o deputado Paulo Sá (PCP), numa pergunta ao Governo. E adianta que "o passadiço de acesso foi retirado para terra e o cais tornou-se numa ilha flutuante, pouco mais do que inútil".

Na resposta por escrito, o Ministério do Mar refere que logo após a conclusão do cais ocorreu uma tempestade que causou uma "movimentação do pontão para além do raio de ação de funcionamento normal, com a consequente queda da ponte de acesso para dentro de água".

Perante a necessidade do fornecedor proceder a alterações do sistema, o que implicava um aumento de custos, foi necessário determinar a "responsabilidade financeira". O Governo diz que "só recentemente foi resolvido" o processo, estando agora previsto que "até ao final de agosto de 2019" as condições de operacionalidade do cais flutuante sejam "restabelecidas".

Entretanto, o Ministério do Mar revela que também vai avançar com "a reabilitação da ponte-cais sul" do porto da Baleeira, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros.

A abertura do concurso público para a execução da obra deverá acontecer no "segundo semestre" deste ano, com a "conclusão da obra prevista para o início de 2021".
Vila do Bispo porto da Baleeira Sagres Governo Ministério do Mar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)