Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Caldeirada feita em casa para receber turistas em Lagos

Experiência gastronómica e cultural original junta turistas e habitantes locais.
Diana Santos Gomez 1 de Abril de 2019 às 08:38
Corinne acolheu na sua casa turistas de nacionalidade brasileira, francesa, inglesa e finlandesa
Corinne acolheu na sua casa turistas de nacionalidade brasileira, francesa, inglesa e finlandesa FOTO: Pedro Noel da Luz
A caldeirada algarvia foi o prato escolhido por Corinne para receber na sua própria casa, em Lagos, quatro turistas. A moradora integra o projeto ‘Eat at a locals’, que arrancou este ano com o objetivo de proporcionar o convívio entre turistas e habitantes locais dentro das suas casas, onde poderão almoçar ou jantar, permitindo uma experiência gastronómica e cultural original aos participantes.

A mentora do projeto, que está a ganhar adeptos por todo o País, é Joana Glória, de 33 anos. Esta jovem empreendedora viveu a maior parte da vida em Lagos e a sua experiência familiar e profissional está muito ligada ao turismo. "Desde criança que tenho contacto com os turistas" recordou ao CM Joana, que chegou a ajudar a avó com a sua guest house.

O anfitrião, ou seja, quem recebe os convidados, e os turistas, podem inscrever-se na plataforma digital. O primeiro passo é criar um perfil como utilizador e depois existe uma análise prévia para conhecer diretamente o anfitrião, que pode aliar a experiência gastronómica com uma atividade extra.

O CM testemunhou uma experiência com quatro turistas recebidos por Corinne. "A caldeirada estava fantástica, melhor do que no restaurante. Podemos assim conhecer uma casa portuguesa e aprender novas culturas", garantiu Bernardete Bishop, natural do Brasil. A mesma opinião é partilhada pela finlandesa Lena Strang, que considera que a experiência "permite ter a certeza da qualidade dos produtos". O valor da experiência depende do menu escolhido.

O papel desta plataforma digital, constituída por seis pessoas todas experientes em viagens, é o de mediar a comunicação entre o turista e o habitante local, tendo direito a uma taxa de serviço de 20% por cada reserva.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)