Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Câmara de Barcelos cria corredor de segurança na feira

Alterações obrigaram a reinstalar cerca de 90 vendedores no espaço da feira semanal.
Liliana Rodrigues 15 de Março de 2018 às 08:34
Mudanças vão permitir acesso rápido ao hospital em dia de feira e a preservação da vedação do edifício da Santa Casa
Mudanças vão permitir acesso rápido ao hospital em dia de feira e a preservação da vedação do edifício da Santa Casa FOTO: Direitos Reservados
O espaço da feira semanal da cidade de Barcelos está a ser alvo de uma reorganização, mas os feirantes contestam algumas das alterações efetuadas e já se manifestaram.

A autarquia decidiu criar um corredor de emergência que permite às ambulâncias aceder às urgências do hospital, desde a rotunda na avenida Sidónio Pais passando pelo espaço de venda. A câmara aproveitou ainda a remodelação para libertar o corredor em frente ao edifício da Santa Casa da Misericórdia e proceder à conservação da vedação do recinto pertencente à Santa Casa.

A intervenção obriga ao afastamento dos lugares de feira junto do muro, o que é contestado por alguns vendedores. Levou mesmo à reinstalação de cerca de 90 feirantes. "Lamentamos isto, estão a tirar condições aos feirantes para poderem desimpedir o passeio e criar uma faixa de três metros, que é absurda tendo em conta o espaço em causa", disse ao CM Flávia Ballester, feirante com uma banca de roupa há 12 anos em Barcelos. Na semana passada, um grupo de comerciantes protestou junto à autarquia e foi recebido pela vereadora. "Vamos dar uma oportunidade e ver no que isto vai dar, se resulta", afirmou a vendedora.

A intervenção na zona da feira pretende valorizar a fachada do edifício da Santa Casa, antigo Convento de São Francisco - uma das referências arquitetónicas da cidade de Barcelos.

Segundo a vereadora da câmara que tem esse pelouro, Anabela Real, foi também iniciado o processo de alteração do regulamento do comércio por feirantes, vendedores ambulantes e prestadores de serviços de restauração ou de bebidas, que permitirá tornar os espaços mais seguros, asseados, funcionais e atrativos para todos os envolvidos.
Barcelos corredor segurança feira
Ver comentários