Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Câmara paga transporte de idosos para consultas

Fecho de centros de saúde deixa centenas a grande distância dos cuidados primários.
Aureliana Gomes 14 de Outubro de 2016 às 08:43
Medida de resposta ao fecho de centros de saúde confirmada, curiosamente, na inauguração de uma nova unidade
Medida de resposta ao fecho de centros de saúde confirmada, curiosamente, na inauguração de uma nova unidade FOTO: Câmara de Oliveira de Azeméis
A partir de janeiro do próximo ano, os cidadãos seniores do concelho de Oliveira de Azeméis terão transporte gratuito para irem às consultas nos centros de saúde. Os encerramentos de várias unidades estenderam-se um pouco por todo o País e Oliveira de Azeméis não foi exceção, deixando centenas de pessoas a quilómetros de distância dos cuidados primários.

Atenta a essas dificuldades de deslocação da população idosa e com mobilidade reduzida, a autarquia de Oliveira de Azeméis decidiu avançar com o ‘Transporte à Medida’. O projeto prevê a constituição de uma rede gratuita de transportes que vai permitir que as pessoas possam deslocar-se aos centros de saúde sem terem de recorrer a familiares ou a táxis.

"Este serviço vem colmatar uma lacuna no concelho, que tem a ver com o acesso aos cuidados de saúde primários. Considero que os idosos merecem a melhor atenção. Todas as medidas que sejam para facilitar a sua qualidade de vida serão uma prioridade", disse ao CM Hermínio Loureiro, presidente da câmara. A rede vai abranger centenas de pessoas e ainda não tem um orçamento estimado. "Isto não será um custo, mas sim um investimento para uma população que precisa de um carinho especial", frisou. O ‘Transporte à Medida’, dirigido a pessoas com mais de 65 anos e com mobilidade reduzida, funcionará em articulação com os centros de saúde.

Esta semana, foi inaugurada a Unidade de Saúde Familiar (USF) Entre Margens, no Pinheiro da Bemposta, para servir mais de seis mil utentes das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)