Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Carenciados vão poder tratar os dentes

Instituições vão selecionar os candidatos e atribuir os vales.
Fátima Vilaça 14 de Março de 2016 às 10:32
Saúde oral para as pessoas mais carenciadas é aposta da Câmara de Vila Verde
Saúde oral para as pessoas mais carenciadas é aposta da Câmara de Vila Verde FOTO: iStockphoto
Dar aos mais pobres um sorriso que o Sistema Nacional de Saúde não consegue é o objetivo do novo protocolo celebrado entre o município de Vila Verde e 17 clínicas dentárias do concelho. A partir de hoje, os mais carenciados podem fazer tratamentos dentários e até colocar próteses, basta que se candidatem aos programas que serão geridos por duas IPSS do concelho.

O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, acredita que este programa irá devolver a autoestima a muitos vila-verdenses e que poderá até contribuir para aumentar a possibilidade de reintegração no mundo do trabalho. "É um projeto inovador, de largo alcance e que só foi possível graças à forte adesão dos médicos dentistas e laboratórios de próteses dentárias", destacou o autarca, sublinhando que a necessidade dos tratamentos foi detetada pelo núcleo de inserção local. "Tem-se verificado que vários vila-verdenses não fazem tratamento dentário por dificuldades económicas e que as respostas do Serviço Nacional de Saúde não chegam a todas as famílias", disse Vilela.

As candidaturas terão de ser feitas através de duas Instituições Particulares de Solidariedade Social, no caso a Casa do Povo da Ribeira do Neiva e a Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Comunitário de Prado. São as duas instituições que vão sinalizar os utentes e emitir, depois, o vale que dá acesso às clínicas dentárias.

Os médicos dentistas do concelho, assim como os laboratórios de próteses dentárias, mediante este protocolo, passam a fazer consultas de avaliação, aconselhamento e tratamento, que passam, inclusive, pela colocação de próteses.

A vereadora da Ação Social de Vila Verde, Júlia Fernandes, destaca a importância deste programa que acredita que vai "devolver muitos sorrisos".

Carenciados clínicas dentes Serviços de Ação Social dinheiro Vila Verde Braga