Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Casal de jovens vive em carrinha na Maia há mais de dois anos

Armandina Machado e Paulo Carvalho queixam-se de falta de ajuda da autarquia, à qual já pediram uma casa para residir.
Nelson Rodrigues 12 de Dezembro de 2019 às 08:28
Armandina Machado e Paulo Carvalho têm 21 anos e vivem nesta carrinha numa rua junto à A3, em Pedrouços
Armandina Machado e Paulo Carvalho têm 21 anos e vivem nesta carrinha numa rua junto à A3, em Pedrouços FOTO: Direitos Reservados
Armandina Machado e Paulo Carvalho, ambos de 21 anos, vivem há mais de dois anos numa carrinha, parada numa rua pouco movimentada junto à A3, em Pedrouços, na Maia. Sobrevivem com a ajuda da população.

"Fazemos tudo aqui: comemos, dormimos e tomamos banho numa bacia. Ir à casa de banho tem de ser no café e a água é fornecida pelas pessoas daqui, assim como roupa e calçado", explicou Armandina ao CM.

Juntos há quatro anos, os jovens não têm o apoio da família, que não aprova a relação. Sem trabalho e sem casa, pediram ajuda à câmara. Garantem que esperam por uma resposta há dois anos.

"Já fizemos vários pedidos. Até já lhes pedi para virem ver em que condições vivemos. De noite, não se aguenta com o frio. Tenho de acender os bicos do fogão a gás para nos aquecermos. Nos dias de chuva, cai água junto à cama. A resposta deles é que temos de esperar mais", asseguram.

Armandina sofre de doença articular crónica e o companheiro de asma brônquica. A jovem estava a ser seguida no Hospital de São João, no Porto, e o médico diz que precisa de ser submetida a uma cirurgia. Porém, não a poderá fazer enquanto viver na carrinha.

"Nestas condições, o médico não aconselha a operação. Tenho de estar, pelo menos, um mês de repouso e não tenho condições aqui para isto", referiu Armandina, que procura um trabalho na área das limpezas e Paulo "no que aparecer". Já tentaram arrendar uma casa para viverem, mas "os preços são muito elevados".

O CM pediu um esclarecimento à Câmara Municipal da Maia, mas sem sucesso.
Maia Armandina Machado Paulo Carvalho Pedrouços A3 questões sociais política autoridades locais saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)