Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Casas sem saneamento junto a luxo de Vilamoura

Moradores e comerciantes colocaram cartazes a alertar para situação junto à EN125.
Pedro F. Guerreiro 29 de Julho de 2017 às 09:50
Moradores querem que alerta público sirva para que se encontre solução para um problema que se arrasta há décadas
Moradores querem que alerta público sirva para que se encontre solução para um problema que se arrasta há décadas FOTO: Nuno Alfarrobinha
Fica a pouco mais de um quilómetro do luxo de Vilamoura, mas ao longo da EN125, entre Benfarras e Maritenda, no concelho de Loulé, ainda existem dezenas de casas e estabelecimentos sem água canalizada nem saneamento básico.

A situação, com resolução prometida há décadas, tem-se arrastado, o que levou nos últimos dias vários moradores e proprietários a colocarem cartazes à beira da estrada a alertar para o problema.

"As pessoas chegam de Lisboa ou do Porto de férias e ficam admiradas quando lhes dizemos que não temos água nem esgotos, o que é uma coisa impensável no século XXI e à beira de uma zona de luxo", relata Armindo Coelho, proprietário da Drogaria Moderna do Algarve.

Também Cidália Costa, proprietária do snack-bar ‘O Arado’ reclama solução para um problema com mais de 40 anos. "A menos de um quilómetro da entrada de Vilamoura, e tendo em conta que todos os moradores têm um furo de água e uma fossa, vivemos em cima de uma enorme fossa", lamenta.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, diz estar "solidário com o protesto", uma vez que "a população tem razão". Mas os esforços da autarquia, desenvolvidos desde 2008 junto da Infraestruturas de Portugal (IP), ainda não permitiram resolver a questão.

"Há visões diferentes e não tem havido entendimento entre a Câmara de Loulé e a IP", refere Aleixo, justificando o atraso com "as mudanças de Governo e a circunstância da obra da EN125 ter sido subconcessionada".

Há um projeto para solucionar o problema "desde janeiro, mas ainda sem resposta" da subconcessionária, acrescenta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)