Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Chumbada eliminação das portagens na A22

Maioria dos deputados recusa acabar com pagamento no Algarve. A23, A24 e A25 também continuam a ter portagens.
João Mira Godinho 9 de Fevereiro de 2019 às 10:15
Portagens na A22
Portagem na A22, no Algarve
Portagens na A22
Portagem na A22, no Algarve
Portagens na A22
Portagem na A22, no Algarve
Os projetos de resolução para a eliminação das portagens na Via do Infante (A22) e ainda nas autoestradas A23, A24 e A25 foram esta sexta-feira chumbados na Assembleia da República.

PCP, BE e PEV apresentaram propostas para o fim da cobrança na estrada algarvia, que receberam os votos contra do PS e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira, e a abstenção do PSD e CDS.

A favor votaram PCP, BE, PEV e ainda nove deputado socialistas, entre os quais a porta-voz do partido, Maria Antónia Almeida Santos. Os também socialistas Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos, todos eleitos pelo Algarve, anunciaram uma declaração de voto sobre a matéria.

Em relação à A23, os projetos foram igualmente rejeitados, com votos contra do PS e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira, abstenção do PSD, CDS-PP e três deputados socialistas, e a favor do BE, PEV, PCP e 14 deputados do PS.

Também as propostas para abolição das portagens na A24 e na A25 foram rejeitadas, ao merecerem votos contra do PS e de Paulo Trigo Pereira, abstenção de PSD e CDS-PP e votos a favor de nove deputados do PS e restantes partidos.

Na discussão, antes da votação, Eduardo Machado, do PCP, lembrou que o partido queria travar "a injustiça de vários anos" que se assiste de norte a sul do País, "de Viana ao Algarve", com as populações "a pagarem para encher os bolsos das concessionárias" sem alternativas viáveis.

O deputado do BE, João Vasconcelos, lembrou que "com esta já são nove" as propostas do partido para abolir as portagens na A22.
Via do Infante Eduardo Machado A22 A23 PSD BE A24 Assembleia da República A25 Ana Passos PEV PCP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)