Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Comboio turístico tapa edifício emblemático

Aveirenses e turistas queixam-se à operadora. Esta garante querer mudar de local.
Silvana Araújo Cunha 11 de Abril de 2017 às 08:48
O comboio turístico bloqueia visibilidade para o edifício da antiga estação de Aveiro
O comboio turístico bloqueia visibilidade para o edifício da antiga estação de Aveiro FOTO: Direitos Reservados
Um comboio turístico estacionado em frente à antiga estação da CP, em Aveiro - que retira enquadramento a quem pretende ver e fotografar a fachada em azulejos do emblemático edifício - está a gerar cada vez mais desagrado entre turistas e aveirenses.

A empresa Cale do Oiro, operadora turística responsável pelo comboio, emitiu ontem um comunicado a garantir que está à espera de uma alternativa para "arejar a fachada" e responder "à queixa mais lida e ouvida por parte dos aveirenses e de quem visita a cidade".

"A opção de localizar o estacionamento do nosso comboio junto e de frente à Estação de Comboios de Aveiro - um dos principais pontos de passagem do roteiro - não foi condizente com a nossa expectativa, nem acautelou, igualmente, a salvaguarda de um dos principais ‘postais’ da cidade", garantiu ao CM Mário Santos, gerente da empresa. "Estamos há dois anos a pedir que nos mudem de sítio, mas a autarquia nada faz", concluiu o responsável.

O comunicado mereceu a atenção de vários aveirenses que reagiram nas redes sociais. "Um comboio ali não lembra a ninguém!", "é inadequado e caricato", foram algumas das mensagens deixadas pelos moradores da cidade. Mário Santos acredita que "seria benéfico para todos a mudança para outro ponto, o que tem vindo a ser negado".

Ao CM, o presidente da Câmara de Aveiro assegurou que "vai haver um concurso para os operadores turísticos no próximo ano, ao qual a empresa pode concorrer para mudar de local". "A antiga estação vai ser intervencionada em breve", acrescentou Ribau Esteves.
Cale do Oiro CP Aveiro Mário Santos Ribau Esteves questões sociais
Ver comentários