Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Concurso de médicos para centros de saúde no Algarve

Vagas para Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Loulé, Silves, Lagoa e Tavira.
José Carlos Eusébio 12 de Abril de 2018 às 08:57
Centro de Saúde de Silves é um dos que vai receber um médico para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados
Centro de Saúde de Silves é um dos que vai receber um médico para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados FOTO: Pedro Noel da Luz
O Governo autorizou, na terça-feira, a abertura de um procedimento destinado ao preenchimento de quatro vagas para médicos de medicina geral e familiar para igual número de centros de saúde algarvios, no âmbito de um concurso nacional. Já este mês, houve um reforço de três clínicos para os serviços de saúde primários da região e, no próximo dia 15 deste mês, deverá ser celebrado o contrato com mais um médico.

Segundo o despacho publicado esta semana em ‘Diário da República’ pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, foi autorizado o concurso para a contratação de dois médicos para o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Algarve Barlavento - um para a Unidade Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Silves e outro para o de Lagoa. No que se refere ao ACES Central, existe uma vaga para a UCSP de Loulé e, em relação ao ACES Sotavento, foi aberto um lugar para a UCSP de Tavira.

Entretanto, no dia 2 deste mês, a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) celebrou contratos com três novas médicas, que foram colocadas, respetivamente, nos concelhos de Silves, Lagoa e Albufeira. Na próxima semana, deverá começar a trabalhar mais um médico no concelho de Portimão.

Segundo a ARS, este quadro de clínicos permite a atribuição de médico de família a cerca de mais sete mil utentes na região. Atualmente a taxa de cobertura com médicos de família no Algarve ronda os 85%, de acordo com a ARS.

A zona da região mais deficitária em termos de clínicos é a do Barlavento, que apresenta uma taxa de cobertura de cerca de 70%.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)