Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

D. Salomé faz 103 anos e mantém fome insaciável

Lúcida e bem-disposta, diz não ter segredos para a longevidade. Gosta, e muito, de comer.
José Eduardo Cação 12 de Abril de 2018 às 08:52
Salomé Fonseca, segunda a partir da esquerda, canta os parabéns com amigos e familiares, em casa, no bairro do Viso
Salomé Fonseca, segunda a partir da esquerda, canta os parabéns com amigos e familiares, em casa, no bairro do Viso FOTO: CMTV
"Sou velha e nada me faz mal." Salomé Fonseca responde assim cada vez que a sua prima insiste em dar-lhe pouca comida. Não fossem a dificuldade em falar e a mobilidade reduzida, e a memória intacta e a grande vontade de comer disfarçavam, e bem, os 103 anos que esta moradora do bairro do Viso, no Porto, celebrou na terça-feira. Solteira e sem filhos, Salomé Fonseca, natural do Peso da Régua, leva uma vida cheia de histórias dignas de serem conhecidas.

Criada por uma madrinha, esta centenária, que sublinha não ter "nenhum segredo para chegar a esta idade", foi viver ainda jovem para Lisboa, onde trabalhou como empregada. De entre as memórias que conta, destacam-se as vezes em que serviu o chá a Salazar, por quem teve grande paixão.

Ao CM, recordou que, de cada vez que o então presidente do Conselho de Ministros visitava a casa onde trabalhava, "fechavam os portões com medo que o matassem". "Ele nem comia os bolos com medo", afirma. Todos os encontros com Salazar iniciaram uma paixão em Salomé, que a descreveu em vários poemas dedicados ao governante.

Com uma irmã já falecida e com dois sobrinhos, Salomé Fonseca vive, há 14 anos, com uma prima, cuja estima a idosa faz questão de reconhecer. Segundo esta familiar, Laura Saraiva, a centenária, que tinha o hábito de fazer croché e colecionar recortes de jornais, é uma pessoa "bastante sossegada".

"Dorme e come muito e gosta de passar os dias a ver televisão", descreve. Visivelmente alegre pela festa de aniversário da familiar, Laura Saraiva frisa que, apesar da idade, "ninguém engana" Salomé.
Salazar Porto Salomé Fonseca Viso presidente do Conselho de Ministros Peso da Régua Lisboa Laura Saraiva
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)