Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Derrocadas e deslizamentos em estrada muito degradada

Residentes em várias freguesias do concelho da Sertã reclamam obras naquela estrada há mais de 20 anos.
Alexandre Salgueiro 27 de Janeiro de 2016 às 06:00
Automobilistas que usam diariamente a estrada temem pela segurança
Automobilistas que usam diariamente a estrada temem pela segurança FOTO: Edgar Martins
Há mais de 20 anos que a população de Cernache do Bonjardim, na Sertã, reclama uma ligação digna ao concelho vizinho de Ferreira do Zêzere. A via mais direta, a Estrada Regional 238, é utilizada por centenas de automobilistas todos os dias, mas o troço de cerca de 20 quilómetros entre as duas localidades apresenta vários riscos para a segurança de condutores e veículos.

"Para além das incontáveis curvas perigosas, ainda temos que contar com o perigo sempre constante de derrocadas e deslizamentos de terra, quer das encostas por cima da via, quer dos muros que sustentam a própria estrada", diz Diamantino Pina, presidente da União de Freguesias de Cernache, Nesperal e Palhais. "Há 20 anos que reclamamos obras profundas naquele troço, mas os governos sucedem-se e a situação mantém-se com graves prejuízos económicos para os cidadãos e empresas da freguesia", remata o presidente da junta.

"As pessoas têm medo de circular porque há sempre derrocadas, sobretudo quando chove. A maior parte são pequenos deslizamentos que bloqueiam apenas a berma ou uma das vias. Mas já tivemos casos de desabamento de encostas inteiras que tornaram a estrada intransitável por vários meses, e obrigam os condutores a fazer desvios de dezenas de quilómetros, como no ano passado", afirma Carlos Ribeiro, utilizador regular daquela estrada da Beira Baixa, que nos últimos anos tem liderado o coro de vozes que exige uma solução.

"A Ascendi, empresa responsável pela manutenção da via, vai removendo com regularidade as pedras e terra que deslizam da serra, mas isso é apenas cosmética, porque há muitos pontos de perigo iminente identificados que têm que ser alvo de intervenção antes que aconteça uma tragédia", conclui o automobilista.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)