Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Descargas continuam a poluir rio Este em Braga

Ricardo Rio diz que Câmara tenta identificar infratores para participar às autoridades.
Liliana Rodrigues 30 de Outubro de 2016 às 13:30
Trabalhos de limpeza decorrem com máquinas e foram visitados por comitiva municipal, na quinta-feira
Trabalhos de limpeza decorrem com máquinas e foram visitados por comitiva municipal, na quinta-feira FOTO: Direitos Reservados
"Continuamos a assistir a diversas descargas, mas temos acionado todos os mecanismos ao nosso dispor para identificar os infratores e denunciá-los às autoridades competentes."

A garantia é de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que confirma que, apesar de todos os esforços da autarquia, o rio Este continua a ser alvo de focos de poluição, que têm sido investigados pelas autoridades.

O afluente do rio Ave está a ser alvo de operações de limpeza e manutenção, em Braga, no troço situado entre a avenida Padre Armando Lira e o complexo industrial da Grundig, em Braga, numa zona sensível sempre que chove mais que o habitual.

"Só da zona da ‘FOC’ foram retiradas mais de 1300 toneladas de inertes do rio Este", adiantou o vereador do Ambiente, Altino Bessa, na visita que efetuou com Ricardo Rio aos trabalhos de limpeza, que estão no terreno desde julho, junto ao Complexo Desportivo da Rodovia. O objetivo é "dar um melhor aspeto ao rio e evitar as cheias".

Preocupado com a qualidade da água, o autarca anunciou que a Câmara vai avançar com um projeto que permite um acompanhamento mais escrupuloso de tudo o que tem a ver com as descargas e com a qualidade da água do rio.

Em breve, vai ser ainda lançado o concurso para a execução da ciclovia até ao Instituto Ibérico de Nanotecnologia. "Neste momento, estamos a iniciar o estudo para o projeto de prolongamento a jusante, até ao Complexo da Grundig, pelo que, ao longo do próximo ano, teremos a ciclovia reforçada em cerca de dois quilómetros", desvendou o autarca.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)