Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Descargas de espuma negra poluem praias da Marinha Grande

Areais de S. Pedro de Moel, Concha e praia Velha foram os mais atingidos.
Isabel Jordão 1 de Agosto de 2019 às 08:20
A carregar o vídeo ...
Descargas de espuma negra poluem praias da Marinha Grande

A Autoridade Marítima da Nazaré está a averiguar a origem da espuma negra e com um cheiro intenso que o mar deixou em algumas praias do concelho da Marinha Grande, sobretudo entre a praia Velha e S. Pedro de Moel.

A espuma foi detetada na manhã de terça-feira e esta quarta-feira era visível, sobretudo na praia da Concha. A água do mar estava negra e com uma espuma amarelada na zona de rebentação.

A espuma está seca e desfaz-se ao mais pequeno toque, podendo ser de origem biológica e ter sido levada pelas marés mais fortes do início da semana, ou resultar de descargas poluentes, efetuadas por suiniculturas, indústrias ou estações de tratamento de águas residuais.

Foram feitas recolhas de água, espuma e areia, esta terça e quarta-feira, que estão já a ser analisadas em laboratórios certificados, para se determinar a sua origem e composição.


"Caso se trate de uma descarga poluente, que seja causadora de um foco de poluição, será aberto um inquérito criminal e iremos avançar para o apuramento de responsabilidades, mas para já temos de esperar pelos resultados das análises para se saber o que está em causa", disse esta quarta-feira ao CM Gomes Agostinho, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

A praia de S. Pedro de Moel esta quarta-feira já não tinha vestígios da espuma, estando içada a bandeira amarela. Mais a norte, a praia Velha também tinha içada a bandeira amarela, mas ainda se notavam manchas negras no extenso areal.

A maior acumulação localizava-se na praia da Concha, que não tem vigilância e se encontra "desaconselhada a banhos" por não estar "identificada como água balnear". 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)