Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Descoberto em Barcelos um santuário rupestre

Cerca de 30 rochas com gravuras datam de há 5 mil anos.
Liliana Rodrigues 14 de Julho de 2016 às 08:32
Achados estão distribuídos pela encosta noroeste do Monte de São Gonçalo, entre as freguesias de Palme e de Aldreu
Achados estão distribuídos pela encosta noroeste do Monte de São Gonçalo, entre as freguesias de Palme e de Aldreu FOTO: Direitos Reservados
Os arqueólogos do município de Barcelos identificaram cerca de três dezenas de rochas com gravuras que datam de há cinco mil anos, desde a época do Calcolítico até à Idade do Bronze. Os achados estão distribuídos pela encosta noroeste do Monte de São Gonçalo, entre as freguesias de Palme e de Aldreu.

O conjunto parece constituir um grande santuário rupestre. A autarquia tem já prevista a criação, nos próximos meses, de um percurso arqueológico pelo Monte de São Gonçalo, promovendo as principais rochas gravadas.

Para Cláudio Brochado, arqueólogo do município, "o conjunto constitui um grande santuário rupestre, um dos maiores do Norte de Portugal". As primeiras rochas gravadas foram identificadas nas Chãs de Palme, em 2012, mas só com o alargamento da prospeção às zonas envolventes se percebeu a quantidade e a distribuição das gravuras pelas diferentes plataformas do monte, assim como a qualidade e a diversidade dos temas gravados.

O arqueólogo sublinha ainda a importância deste achado, afirmando que "as gravuras apresentam covinhas associadas a conjuntos de círculos, figuras geométricas angulares, armas e até uma cena de caça".

Estas gravuras já tinham sido referenciadas, durante o ano de 2012, pelo arqueólogo Tarcísio Maciel, do Grupo de Estudos de Neiva, e foi depois objeto de investigação no âmbito dos trabalhos de prospeção arqueológica realizados para a Carta Arqueológica Municipal. Após as primeiras rochas terem sido identificadas em 2012, foram descobertas outras gravuras de grande valor.
Barcelos Calcolítico Idade do Bronze Monte de São Gonçalo Palme Cláudio Brochado Norte de Portugal Chãs
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)