Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Desporto em Lisboa com apoio de 26 milhões

Lisboa quer ser Capital Europeia do Desporto em 2021, mas conta com a concorrência de Haia, na Holanda.
Edgar Nascimento e Tatiana Santana 25 de Novembro de 2017 às 09:36
A autarquia quer que Lisboa seja a Capital Europeia do Desporto em 2021. A escolha será divulgada no dia 6 de dezembro
A autarquia quer que Lisboa seja a Capital Europeia do Desporto em 2021. A escolha será divulgada no dia 6 de dezembro FOTO: João Miguel Rodrigues
A autarquia de Lisboa vai investir 26 milhões de euros em equipamentos desportivos durante os próximos quatro anos. Convicto de que este investimento fará de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021, o vereador do Desporto, Duarte Cordeiro, afirmou ontem, durante a conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho, inserida na visita do comité de avaliação da European Capitals and Cities of Sport Federation (ACES Europe), que o investimento destina-se a "equipamentos, seja na beneficiação ou requalificação".

Consciente de que será uma disputa difícil, Duarte Cordeiro acredita que Lisboa tem hipóteses de vencer o título, apesar da cidade de Haia, na Holanda, apresentar resultados desportivos "muito interessantes". A apostar cada vez mais no desporto, o município de Lisboa, que atualmente apoia 118 clubes, investiu 4,2 milhões de euros desde 2012 na ajuda a estas entidades.

Destacando as 223 mil pessoas que regularmente praticam atividade física desportiva nas instalações de Lisboa, o vereador salientou que a cidade "é uma referência a nível europeu para acolher grandes eventos internacionais", relembrando que, entre 2012 e 2016, Lisboa recebeu "309 grandes eventos desportivos".

Em 2014 e 2015, estes eventos representaram um impacto direto de 20 milhões de euros e indireto de 100 milhões, revelou Duarte Cordeiro, citando um estudo académico encomendado pelo município.  Quanto à decisão final, que determinará a cidade vencedora do título de Capital Europeia do Desporto em 2021, será conhecida a 6 de dezembro, em Bruxelas (Bélgica).
Lisboa desporto Capital Europeia do Desporto Haia Holanda
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)