Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Desvia 17 mil euros da Área Metropolitana do Porto

Acrescentou valores ao seu vencimento mensal e fez transferências bancárias em nome de uma superior hierárquica.
Nelson Rodrigues 17 de Março de 2018 às 09:36
Tribunal de S. João Novo vai começar a julgar em breve o antigo contabilista da Área Metropolitana do Porto
Tribunal de S. João Novo vai começar a julgar em breve o antigo contabilista da Área Metropolitana do Porto FOTO: Rafaela Cadilhe
Entre setembro de 2014 e maio de 2015, um antigo funcionário do setor financeiro e contabilístico da Área Metropolitana do Porto (AMP), desviou da entidade pública mais de 17 mil €. O arguido, que começa a ser julgado no Tribunal de S. João Novo, Porto, na segunda-feira, manipulou o sistema informático, ao qual tinha acesso, e acrescentou valores ao seu vencimento mensal.

De acordo com o processo, consultado pelo CM, o arguido, que exerce funções desde outubro na secretaria-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, alterou autorizações de pagamentos a fornecedores e editou transferências interbancárias, desviando dinheiro para a conta do seu pai ou para a sua, colocando como credor o nome da sua superior hierárquica, sem o conhecimento desta.

O arguido, que está acusado de peculato e falsidade informática, atuou à revelia da AMP, que o contratou em maio de 2014, depois de ter exercido funções na Câmara do Porto. Aproveitou-se das suas tarefas diárias de elaboração, emissão e submissão a superiores do pedido de autorização de despesas e transferências eletrónicas entre bancos. "Decidiu que iria apoderar-se do dinheiro pertencente a esta entidade, o que iria fazer pelo máximo de tempo possível e sempre que conseguisse", lê-se na acusação do Ministério Público. A AMP agiu disciplinarmente contra o arguido e este foi, em 2015, suspenso durante 90 dias.

A AMP pede uma indemnização de 19 469 €. O arguido contesta este pedido, uma vez que garante que já está a repor o valor indevidamente adquirido, com descontos mensais de 303 euros do seu vencimento.
Área Metropolitana do Porto Porto invicta desvio corrupção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)