Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Dez obras de artista plástico espalhadas por Caldas da Rainha

Trabalhos que constam do roteiro foram executados por Ferreira da Silva entre os anos 1989 e 2010.
Francisco Gomes 1 de Maio de 2016 às 10:33
Obra de Ferreira da Silva está espalhada por vários locais das Caldas da Rainha
Obra de Ferreira da Silva está espalhada por vários locais das Caldas da Rainha FOTO: Carlos Barroso
Foi constituído nas Caldas da Rainha um roteiro turístico que presta homenagem a um dos maiores nomes das artes plásticas em Portugal, apontado como uma grande referência dos séculos XX e XXI – Ferreira da Silva – recentemente falecido.

A sua obra está espalhada pela cidade, em espaços públicos e privados, integrando dez trabalhos em escultura, cerâmica, azulejaria e pintura, que mostram a sua versatilidade.


O lançamento da Rota Ferreira da Silva faz parte de um conjunto de iniciativas no âmbito da Festa da Cerâmica, em preparação pela autarquia, e que deverá conduzir à apresentação, em 2020, de uma candidatura ao título de cidade criativa reconhecida pela Unesco.

Nascido no Porto em 1928, Ferreira da Silva tem uma vasta obra distribuída ao longo do País e que abarca diversas modalidades – da pintura ao design, desde a modelação de peças artísticas à produção de cerâmica utilitária.

João Serra, responsável pela Festa da Cerâmica, descreve que os trabalhos que constam do roteiro, desenvolvidos entre 1989 e 2010, "formam instalações de grandes dimensões, com painéis azulejares, por vezes com recurso a diferentes materiais, como o ferro e o vidro, e que combinam fragmentos cerâmicos".

Desta rota fazem parte o Jardim da Água, junto ao hospital, um obelisco a D. Leonor, em frente ao centro de exposições Expoeste, um mural dedicado a Orpheu e Eurídice, instalado num viaduto sob a linha do caminho de ferro, e ainda obras instaladas nos edifícios da câmara, Comunidade Intermunicipal do Oeste, Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, da Escola Secundária Raul Proença e lojas comerciais. Existe ainda a ideia de criar uma casa museu dedicada ao artista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)