Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Doca da Marinha vai dar lugar a espaço de lazer

Obra envolve 1,6 milhões de euros e abrange avenida Infante D. Henrique.
João Saramago 8 de Outubro de 2019 às 08:21
Projetada zona verde ao longo da avenida Infante D. Henrique
Projeto contempla um novo espaço de lazer
Projetada zona verde ao longo da avenida Infante D. Henrique
Projeto contempla um novo espaço de lazer
Projetada zona verde ao longo da avenida Infante D. Henrique
Projeto contempla um novo espaço de lazer

Um novo espaço de lazer vai nascer em Lisboa, na Doca da Marinha, num investimento de 1,6 milhões de euros e que permitirá criar uma ligação pedonal junto ao rio Tejo, desde o Terminal de Cruzeiros até ao Terreiro do Paço.

A reabilitação desta parte da frente ribeirinha ganha luz verde depois de, ontem, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter promulgado o diploma que permite a passagem do espaço para o domínio da câmara municipal.

Em fevereiro de 2018, a autarquia, a Administração do Porto de Lisboa e a Marinha assinaram um protocolo de cooperação para permitir a intervenção que será feita na zona, próxima do Campo das Cebolas. O presidente da câmara, Fernando Medina, referiu, então, que "o muro (da doca) vai desaparecer" e "toda aquela zona vai ficar aberta, fronteira ao rio".

A reabilitação urbana vai implicar também o embelezamento de parte da avenida Infante D. Henrique ,com árvores, área pedonal, e prolongamento da ciclovia com ligação ao Parque das Nações.

Todas as construções existentes no espaço serão demolidas. Fernando Medina admite que sejam criadas construções de natureza provisória que sirvam como estruturas de apoio, como bares e restaurantes e equipamentos culturais.

A cedência do espaço implica a transferência dos equipamentos de combate à poluição para a Doca de Santo Amaro, cabendo à Câmara de Lisboa a criação de um edifício para a Marinha nessa doca. O diploma promulgado pelo Presidente da República define ainda que a Doca de Santos passe para o domínio público militar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)