Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

EN13 cortada durante um mês para reabilitar conduta

Portagem da autoestrada foi desligada para que condutores afetados não tenham de pagar.
Ágata Rodrigues 23 de Janeiro de 2020 às 08:41
Buraco provocado pelo aluimento do piso da EN13 obriga a uma empreitada de reparação de uma conduta
Buraco provocado pelo aluimento do piso da EN13 obriga a uma empreitada de reparação de uma conduta FOTO: João Cravo/CMTV
Durante cerca de 30 dias, a EN13 vai estar totalmente cortada, na Maia, para obras de reabilitação da conduta hidráulica que esteve na origem do aluimento do piso daquela estrada, no sentido sul-norte, no domingo. A alternativa é a A41. O pórtico de portagem foi desligado para que os condutores afetados pelo corte de trânsito da EN13 não tenham que pagar pelo desvio.

O desgaste da conduta, que levou ao seu rebentamento, foi a causa apontada pelo município da Maia - que já iniciou os trabalhos de reparação. "O trânsito continua a ser desviado pela A41, tendo a câmara conseguido a suspensão da portagem", indica a autarquia. Em comunicado, explica que "as obras passam por reabilitar a conduta existente e colocar uma conduta em betão armado para reforçar" a estrutura. 


"A dilatação do prazo deve-se à necessidade de colocação da conduta em betão armado reforçado, à posterior compactação e estabilização do solo e pavimentação definitiva", acrescenta a câmara. Indica também que, "aquando da construção do IC24 (atual A41), há 30 anos, foi utilizada uma conduta em chapa de aço não oxidável (tipo Armaco) para conduzir a linha de água existente no local. Em alguns locais, esta conduta cedeu por envelhecimento, tendo provocado o seu abatimento. A água continuou a correr e foi arrastando os solos. A este problema, acresce a grande pressão a que o piso é sujeito com uma sobrecarga de veículos, que fogem da coroa de autoestradas portajadas", acrescenta.

A EN13 está cortada na Maia. A alternativa, no sentido norte-sul, é a rua da Ponte de Moreira, até à zona da ETAR.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)