Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Escola de hotelaria forma 550 alunos em 10 anos

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste integra a rede nacional de Escolas de Turismo.
Francisco Gomes 2 de Dezembro de 2016 às 08:33
O primeiro dia de aulas na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi a 14 de novembro de 2006
O primeiro dia de aulas na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi a 14 de novembro de 2006 FOTO: Carlos Barroso
Dotar as empresas do setor da hotelaria, restauração e turismo com os melhores profissionais é o principal objetivo que tem pautado o trabalho de formação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha e em Óbidos. Ao longo de 10 anos, já atribuiu certificações e diplomas a 550 alunos nos diversos cursos.

O primeiro dia de aulas foi lecionado a 14 de novembro de 2006, em Óbidos, com uma turma de 12 alunos de Técnicas e Gestão de Turismo.

A escola cresceu e em outubro de 2007 inaugurava instalações nas Caldas da Rainha. O estabelecimento de ensino integra a rede nacional de Escolas do Turismo de Portugal e a razão da sua criação "assenta na ideia da qualificação da oferta turística e hoteleira da região Oeste, porque mais e melhor turismo passa, necessariamente, por mais e melhor formação escolar e profissional no setor", sublinha o diretor da EHTO, Daniel Pinto. "A escola está situada num território identificado nos documentos de estratégia como prioritário para o desenvolvimento turístico", adianta.

No restaurante pedagógico, onde diariamente os alunos cozinham e servem ao público, a escola tem desenvolvido projetos que levam os alunos a elaborar ementas temáticas todas as semanas, pondo à prova a suas capacidades do ponto de vista técnico, comportamental e social, procurando estimular a inovação, criatividade, determinação, trabalho de equipa, planeamento e organização.

Atualmente com 250 alunos e 30 professores, tem cursos de dupla certificação (nível IV) e cursos de especialização tecnológica (nível V).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)