Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Escola fechada à tarde por falta de funcionários

Cerca de 70 crianças frequentam o estabelecimento de ensino, que tem duas auxiliares.
Ana Silva Monteiro 14 de Novembro de 2017 às 09:05
Escola de Santegãos fica em Rio Tinto, Gondomar, e está inserida no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, na Maia
Escola de Santegãos fica em Rio Tinto, Gondomar, e está inserida no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, na Maia FOTO: Direitos Reservados
Cerca de 70 alunos da Escola Básica de Santegãos, em Rio Tinto, Gondomar, ficaram sem aulas, ontem à tarde, por falta de funcionários.

Os pais das crianças foram alertados a meio da manhã de que teriam de ir buscar os filhos, porque uma das duas auxiliares que trabalham na instituição estava doente.

"Esta situação é complicada. Por acaso, tive disponibilidade para vir buscar a minha filha, mas se estivesse a trabalhar, tal como a mãe dela está, como é que ia fazer? A escola precisa de mais funcionárias, só duas não chega, como dá para ver", disse ao CM Roberto Carvalho, pai de uma aluna.

Durante a hora de almoço, os educadores e avós das crianças juntaram-se em frente à escola, revoltados. "A minha filha está a trabalhar e tive de ser eu a vir cá.

No ano passado, havia quatro funcionárias. Este ano, só com duas, é normal que esta situação se repita. Basta uma ficar doente que os alunos têm de ficar em casa", disse a avó de um aluno.

Sem certezas se haverá aulas nos próximos dias, os pais tentam encontrar soluções. "Uma funcionária disse que amanhã (hoje) deverá haver aulas. Mas, se a outra auxiliar continuar doente e não vier, os alunos vão continuar em casa. É muito complicado. Não posso deixar de trabalhar para ficar com o meu filho em casa", contou a mãe de outro aluno.

O Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Maia, integra a escola de Santegãos e outras três escolas de Gondomar.

Esta autarquia tem 29 funcionários colocados nesses estabelecimentos. Contactada pelo CM, a direção do agrupamento não prestou qualquer esclarecimento.
Ver comentários