Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Espaços verdes de Faro alvo de intervenção

Autarquia vai aplicar um total de 193 173,22 euros nos diversos parques e jardins .
Ana Palma 8 de Março de 2017 às 08:45
Trata-se de uma intervenção fundamental para melhorar a atratividade da cidade, defende o presidente da Câmara
Trata-se de uma intervenção fundamental para melhorar a atratividade da cidade, defende o presidente da Câmara FOTO: Luís Forra / Lusa
Os trabalhos de manutenção e conservação dos espaços públicos ajardinados da cidade de Faro arrancaram na segunda-feira, informou o município farense. No total, a autarquia vai investir 196 173,22 euros na recuperação das diversas zonas verdes.

As obras estão a cargo de duas empresas especializadas que, no prazo de um ano irão recuperar e, depois, manter os parques e jardins de todo o espaço urbano e em torno da cidade. De fora ficam, contudo, a Baixa de Faro e a zona antiga, cuja manutenção continua a ser assegurada pelos serviços da autarquia. Já os espaços verdes dos estabelecimentos escolares do concelho estão adjudicados a uma outra empresa.

A Câmara de Faro pensa assim "ter encontrado uma solução adequada para resolver as dificuldades experimentadas no tratamento dos espaços verdes da cidade desde que, em agosto de 2013, o Tribunal de Contas decidiu que esta prestação estava fora do âmbito de atuação da [empresa municipal] FAGAR".

Nessa altura, recorda a autarquia, foi o município que "teve de voltar a assegurar estes serviços, sem meios técnicos nem recursos humanos para tal, e a braços com um duro plano de reequilíbrio financeiro". No entanto, neste momento, "com mais de 40% da dívida total abatida", a Câmara já pode aplicar verbas para tratar dos jardins e espaços verdes.

Para o presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, "trata- -se de uma intervenção fundamental que ilustra bem o esforço que o concelho vem fazendo para melhorar cada vez mais o seu capital de atratividade, para quem cá vive, estuda, trabalha ou simplesmente nos visita".
Algarve Faro intervenção espaços verdes parques jardins obras
Ver comentários