Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Especialistas debatem relevância do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Direção Regional de Cultura faz ponto de situação sobre a Rede de Mosteiros.
Fátima Vilaça 14 de Maio de 2019 às 07:37
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
A importância do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e a relevância da ordem Beneditina nos domínios religioso, socioeconómico, patrimonial e cultural da região são tema para debate no IV Seminário Internacional ‘Ora et Labora’, que a 6 e 7 de junho decorre na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto.

O seminário, organizado pela autarquia em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vai juntar duas dezenas de historiadores e investigadores nacionais e internacionais, especialistas em estudos beneditinos.

No dia de abertura do Seminário, a Direção Regional de Cultura do Norte vai fazer o ponto de situação da Rede de Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinas, que além do Mosteiro S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, inclui ainda o Mosteiro S. Bento da Vitória, no Porto, o Mosteiro de Rendufe, em Amares, o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, o Mosteiro de Tibães, em Braga, e o Mosteiro de S. Bento, em Santo Tirso.

A marca deixada pelos monges beneditinos nas seis regiões do Norte de Portugal onde se instalaram - não só a influência religiosa, mas também a influência arquitetónica e paisagística dos Mosteiros, serão tema para a conversa.

Mas além dos debates, das conferências e apresentação de estudos, haverá também momento para atividades culturais.

Destaque para a exposição ‘Monges e Rostos’, que vai estar patente na Casa do Tempo e, na noite de 6 de junho às 21h30, um concerto de Canto Litúrgico e Gregoriano, no Claustro do Mosteiro de Refojos.

A organização espera mais de uma centena de participantes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)