Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Estádio de Braga é o mais caro de Portugal. Custo final poderá ser de 192 milhões de euros

Estádio Municipal foi orçado em 65 milhões de euros, mas já custou 175 milhões de euros.
Liliana Rodrigues 22 de Outubro de 2019 às 07:49
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
O Estádio Municipal de Braga poderá ter um custo final de 192 milhões de euros para o Município. A previsão consta de um relatório apresentado, ontem, pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, e que dá conta que, até agora, a Autarquia já desembolsou mais de 175 milhões para pagar o equipamento que serve exclusivamente para realizar os jogos do SC Braga.

Os valores colocam o recinto "da pedreira" como o mais caro do País: o Estádio da Luz custou 162 milhões de euros, o Estádio do Dragão 125 milhões de euros e o de Alvalade XXI 105 milhões. Inicialmente, a obra de construção em Braga foi adjudicada por 65 milhões de euros, mas já custou mais de 175 milhões de euros. E pendentes estão ações em tribunal, entre outros, por parte do gabinete de arquitetura de Souto de Moura.

"Estes números revelam que o Estádio Municipal custou mais do que o Hospital Central e mais 1,5 vezes do que o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). O que se gastou no estádio dava para intervir 10 vezes na variante do Cávado e no Nó de Infias; representa 15 vezes o que se gastou no Forum Braga; mais de 30 vezes o valor que iremos gastar no Mercado Municipal ou até mesmo 50 vezes o valor gasto na requalificação do Parque Desportivo da Rodovia", exemplificou Ricardo Rio, defendendo que esta é "uma relação de valores completamente esmagadora" e que não há maneira de "ficar insensível à dimensão desproporcionada deste investimento".

A CDU considera que os números demonstram o "desvario" deste caso, defendendo que "têm de ser apuradas responsabilidades".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)