Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Extensões de saúde no interior voltam a abrir

Ministério da Saúde decide reabrir duas unidades que tinham sido encerradas em 2013.
Pedro F. Guerreiro 24 de Maio de 2017 às 08:37
Centro de Saúde do Azinhal, que tinha sido fechado em 2013 pelo anterior Governo, vai reabrir, tal como o da Bordeira
Centro de Saúde do Azinhal, que tinha sido fechado em 2013 pelo anterior Governo, vai reabrir, tal como o da Bordeira FOTO: Nuno Jesus
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vai hoje assinalar a reabertura dos polos de saúde de Bordeira, no concelho de Faro, e de Azinhal, no concelho de Castro Marim.

As duas extensões de saúde tinham sido encerradas por decisão do anterior Governo, em 2013, e reabrem agora, após terem sido alvo de obras de conservação, requalificação e adaptação. Segundo revelou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o objetivo foi dotar as "instalações de melhores condições de funcionamento, beneficiando tanto os utentes como os profissionais de saúde".

O polo de saúde de Bordeira abrange 362 utentes, na maioria idosos, e vai funcionar às quintas-feiras, das 09h00 às 17h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Já a extensão de saúde do Azinhal abrange cerca de 400 utentes e vai funcionar às quartas-feiras, das 08h00 às 14h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Também hoje, a partir das 10h00, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vai inaugurar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina, em Vila do Bispo, com sede nas instalações do centro de saúde local.

Aquela unidade, que visa o apoio domiciliário dos cuidados continuados integrados, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00. Segundo a ARS, vai abranger cerca de 5500 utentes, inscritos e residentes no concelho de Vila de Bispo.

Com a inauguração, esta passará a ser a 12ª UCC existente nos vários concelhos da região do Algarve.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)