Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Fábrica de cerveja cria 20 empregos em Arouca

Numa primeira fase, empresa vai produzir 20 mil litros de cerveja por mês.
Aureliana Gomes 9 de Setembro de 2016 às 01:45
Fábrica de cerveja de Santa Cruz de Alvarenga, em Arouca, deverá começar a funcionar em 2017
Fábrica de cerveja de Santa Cruz de Alvarenga, em Arouca, deverá começar a funcionar em 2017 FOTO: António Lacerda/EPA
Num investimento de 2,2 milhões de euros, começou a ser construída, em Arouca, uma fábrica de cerveja artesanal que deverá entrar em funcionamento em 2017. A empresa, que vai empregar cerca de 20 pessoas, pretende exportar 60% da produção.

O projeto é de Heitor Castro Soares, que, depois da experiência acumulada como exportador de vinhos, vai dedicar-se agora à produção de cerveja artesanal. A fábrica de Cerveja Santa Cruz de Alvarenga ocupa 6 mil metros quadrados e, numa primeira fase, vai produzir 20 mil litros de cerveja por mês. No entanto, segundo o empresário, terá capacidade para produzir 80 mil litros. "O projeto foi criado a pensar na procura estrangeira, já que queremos exportar, logo de início, 60% do que aqui fizermos", disse Heitor Castro Soares.

Nesta fase, a empresa está a trabalhar no desenvolvimento do produto, mas o objetivo é lançar três a cinco marcas próprias, com opções mais leves no verão e mais intensas no resto do ano. O empresário acredita que há mercado para a crescente oferta cervejeira artesanal portuguesa, mas, para isso, é necessário que os fabricantes se convençam de que a distribuição não pode restringir-se ao território nacional. "A solução passa por vender para fora e isso só se consegue se houver quantidade", explicou.

Na ocasião, o empresário explicou ainda que a escolha de Arouca para instalação da empresa não foi feita ao acaso. "A qualidade da cerveja e a sua distribuição têm a ver com o principal ingrediente da bebida: a água. Alvarenga é conhecida por ter uma água puríssima", disse o empresário.
Arouca Cerveja Santa Cruz Heitor Castro Soares Alvarenga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)