Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Falta de luvas cirúrgicas e de batas nos hospitais do Algarve

Comunicação interna diz que situação “está a colocar em causa a prestação de cuidados".
João Mira Godinho 8 de Fevereiro de 2019 às 08:46
Hospital de Faro
Fuzeta, Hospital de Faro, Olhão
Hospital de Portimão
Hospital de Faro
Fuzeta, Hospital de Faro, Olhão
Hospital de Portimão
Hospital de Faro
Fuzeta, Hospital de Faro, Olhão
Hospital de Portimão

A falta de material de consumo clínico "assumiu proporções que, dada a sua especificidade, já está a colocar em causa a prestação de cuidados".

O alerta está numa comunicação interna do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), de terça-feira, em que são destacados tubos de oxigénio, luvas cirúrgicas esterilizadas, seringas, filtros para hemodiálise e batas de uso geral, entre "a enorme quantidade de material em falta".

O documento, enviado pela Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes 2, refere que "a falta de material para consumo clínico tem vindo a agravar-se e tem obrigado ao não cumprimento adequado das boas práticas, no que respeita à sua substituição periódica".

Mas a situação agora atingida pode mesmo implicar a transferência de doentes, devido à "impossibilidade de administração de oxigénio, de terapêutica em perfusão, de poder efetuar ventilação mecânica invasiva ou terapias de substituição renal, entre outras", pode ler-se na comunicação que, quarta-feira, chegou à Diretora do Serviço de Aprovisionamento do CHUA, com a nota que a "inexistência desse material" já tinha sido verificada em armazém.

A situação foi esta quinta-feira denunciada pelo deputado do PSD, Cristóvão Norte, que considera que as falhas de material "estão a passar a ser regra", no CHUA.

Já em novembro o parlamentar tinha denunciado a falta de material como biberões, remédios e até sacos para cadáveres, nos hospitais algarvios. Na altura, a administração do CHUA negou qualquer rutura de stock que tenha colocado "em causa a normal prestação de cuidados de saúde".

Ontem, o CHUA voltou a dar a mesma garantia e acrescentou que "estão neste momento a decorrer processos de entrega dos artigos".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)