Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Feira dos Vinte dá boleia a papas de sarrabulho

Vila de Prado, em Vila Verde, recria feira secular que assenta na troca e venda de gado bovino e cavalos.
Liliana Rodrigues 5 de Janeiro de 2020 às 10:15
Largo da Vila de Prado enche-se de animais e produtores para a tradicional troca e venda de gado
Largo da Vila de Prado enche-se de animais e produtores para a tradicional troca e venda de gado FOTO: Direitos Reservados
A Vila de Prado, em Vila Verde, volta a recriar uma tradição secular: a Feira dos Vinte arranca no próximo dia 18, dura três dias, e as papas de sarrabulho voltam a ser um dos destaques do evento que termina no dia de S. Sebastião. Por isso, até ao final deste mês, as ‘Papas à Moda dos Vinte’ estão em destaque nas ementas dos diversos restaurantes da Vila de Prado.

A Feira dos Vinte, que remonta ao reinado de D. Dinis, no século XIV, assenta na troca e venda de gado cavalar e bovino. Em paralelo, decorre um programa diversificado que inclui música, gastronomia, espetáculos equestres e um concurso pecuário. No centro da vila, há ainda uma vertente comercial com a exposição de máquinas agrícolas, artigos para o lar, vestuário, calçado, coudelaria, hortícolas, doçaria e várias diversões para as crianças.

O início da feira é assinalado no Dia das Associações da Freguesia, com animação musical na tenda gigante colocada no largo de S. Sebastião. Paralelamente, a Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte promove o seu ‘II Capítulo Solene e de Entronização’ de novos confrades.

No domingo, dia 19, a animação começa pelas 15 horas com o Festival de Folclore, seguido do espetáculo equestre às 17h00. À noite, tem lugar o Encontro de Reis e as habituais provas nas tasquinhas e restaurantes locais, com destaque para o vinho novo. No último dia, a feira de gado e o concurso pecuário são os destaques do evento, com o largo da vila repleto de animais e produtores que fazem trocas ou vendas de gado. Durante a manhã, terá lugar a missa e bênção do gado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)