Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Festa celebra aumento da natalidade no Interior

Grupo de mães pretende criar associação de suporte a um banco de partilha de artigos de bebé para apoiar casais.
Tânia Rei 10 de Setembro de 2017 às 09:03
Famílias com dois ou mais filhos
Famílias com dois ou mais filhos FOTO: Direitos Reservados
Este ano, nasceram 20 bebés em Armamar, no distrito de Viseu. Este sábado, três grávidas estavam em trabalho de parto. O concelho é considerado um fenómeno no que toca ao rejuvenescimento populacional e para celebrar surgiu o festival 'Nascer Armamar', organizado por um grupo de mães em parceria com uma associação de pais. O próximo passo é criar uma associação independente, com o objetivo de criar medidas de apoio à natalidade.

"Queremos criar um banco de partilha, onde possamos fazer troca de alguns artigos de bebé porque muitos casais evocam fatores financeiros para não terem o primeiro filho. Queremos mostrar que não é o dinheiro que vai fazer a gestão familiar, porque pode haver partilha", explicou Dina Igreja, uma das fundadoras.

No festival, que decorreu ontem, encontrámos Maria Cruz e Tiago Gonçalves, que têm três rapazes, de 20 meses, 4 e 7 anos. "O mais complicado é a nível logístico e de orçamento, claro. Mas tudo se vai conseguindo com a ajuda da família e com uma organização cuidada", referiu a mãe ao CM.

Já Ester Bernardo tem duas meninas, de 9 e 2 anos, e um filho de 7. "Sempre foi o nosso projeto de vida ter três filhos", contou. O menino nasceu com problemas de saúde e uma nova gravidez foi excluída, mas o inesperado aconteceu. "Engravidei novamente, e estamos muito contentes. Se fosse mais nova, talvez ainda tentássemos mais um", disse.

Em Armamar, 2014 marcou o aumento de nascimentos (28). Em 2015, vieram ao mundo 31 bebés e, no ano passado, novamente 28, num concelho onde as 'gerações futuras' já dão nome a uma rua.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)