Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Fiéis de Braga assistem a mais de 100 procissões

Famílias gastam mais de 200 mil euros para vestir os anjinhos e outros figurantes.
Secundino Cunha 9 de Março de 2017 às 08:23
Teatros religiosos relacionados com a Paixão de Cristo decorrem por toda a diocese até ao final da Semana Santa
Teatros religiosos relacionados com a Paixão de Cristo decorrem por toda a diocese até ao final da Semana Santa FOTO: Direitos Reservados
Até ao domingo de Páscoa (16 de abril), realizam-se na Arquidiocese de Braga cerca de cem procissões relativas à Paixão de Cristo, envolvendo mais de trinta mil figurantes e um custo próximo de 200 mil euros.

O primeiro grande cortejo está já marcado para domingo, em Barcelos. A "majestosa Procissão dos Passos" sai da Igreja Matriz pelas 16h30, conta com mais de cinco centenas de figurantes e é, este ano, presidida pelo arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga.

Ao longo da Quaresma realizam-se ainda procissões de Penitência, Endoenças (apresentação do Senhor), Ramos e Teofórica - Santíssimo é levado do sacrário central para um lateral e tem lugar na Quinta-feira Santa, ao final do dia, nas naves da Catedral de Braga.

À cidade de Guimarães acorrem também milhares de fiéis para assistirem à Procissão dos Passos, organizada pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, no quinto domingo da Quaresma (2 de abril).
Mas são dezenas as paróquias que organizam teatros da paixão, com centenas de figurantes. As famílias pagam por cada anjinho entre cinco e oito euros, o que, somando os mais de trinta mil figurantes de todas as procissões, representa um negócio de mais de 200 mil euros.

No dia 26 deste mês, realiza-se a tradicional Procissão de Penitência ao Bom Jesus do Monte, percorrendo os calvários do monumental escadório. A 8 de abril tem lugar a peculiar procissão da trasladação da imagem do Senhor dos Passos da igreja de Santa Cruz para a igreja do Seminário. A Semana Santa começa no dia 10 de abril.
Barcelos domingo de Páscoa Arquidiocese Quaresma Passos Paixão de Cristo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)