Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Forte da Ínsua renasce como novo hotel de luxo em Caminha

Espaço secular, abandonado há várias décadas, integrado no programa Revive.
José Eduardo Cação 11 de Novembro de 2019 às 08:37
Forte da Ínsua foi construído nos finais do século XIV e tem estado ao abandono nas últimas décadas
Forte da Ínsua foi construído nos finais do século XIV e tem estado ao abandono nas últimas décadas FOTO: Manuel Araújo
Construído nos finais do século XIV, o Forte da Ínsua, localizado numa ilha junto à foz do rio Minho, em Caminha, já foi casa de frades franciscanos da Galiza, foi também ocupado tropas francesas e espanholas durante as invasões e, posteriormente, por faroleiros e as suas famílias. Nas últimas décadas, acabou por ficar ao abandono e alvo de pilhagens. Agora vai dar lugar a um hotel de luxo, no âmbito do programa ‘Revive’.

"Estamos muito satisfeitos com o interesse demonstrado pelos grupos. As propostas serão abertas na próxima semana durante a reunião do júri", disse ao CM, Miguel Alves, autarca de Caminha. Ao todo, são quatro empresas, três portuguesas e uma francesa, que demonstraram interesse na concessão daquele espaço. "Quem vencer o concurso irá ficar responsável pela reabilitação do forte, das muralhas e naturalmente criar condições de habitabilidade como água e luz", referiu o edil.

Os acessos também serão algo a ter em conta por parte do grupo ganhador. "A empresa vai obrigatoriamente ter de criar um cais de embarque e gerir essa forma de aceder à ilha. Haverá dias em que, face ao mau tempo, as pessoas não poderão navegar e estarão isoladas, o que dará até um certo charme ao local", acrescentou.

Com um "investimento avultado" e com previsão de conclusão "nos próximos quatro ou cinco anos", este projeto é um regozijo para a autarquia. "Todos sabemos a história do forte e, apesar das promessas de há mais de 40 anos, nada foi feito. Mesmo não dormindo lá, as pessoas podem ir visitar o local. Caminha será falada nos quatro cantos do mundo", rematou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)