Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Guimarães vai testar autocarro 100% elétrico

Câmara quer reduzir pegada ecológica com equipamento livre de emissões poluentes.
Fátima Vilaça 28 de Março de 2018 às 08:53
Autocarro ecológico e com uma autonomia de 150 km começará em breve a circular pelas ruas da cidade de Guimarães
Autocarro ecológico e com uma autonomia de 150 km começará em breve a circular pelas ruas da cidade de Guimarães FOTO: Direitos Reservados
Já está comprado e em breve começa a circular nas ruas da cidade de Guimarães. Trata-se de um autocarro 100 por cento elétrico, sem ruído, sem emissões poluentes e sem combustíveis fósseis. O novo autocarro que passa a integrar a frota dos Transportes Urbanos de Guimarães custou 508 mil euros. Amanhã é feita a viagem experimental.

"Com a entrada deste autocarro na frota, a Linha Cidade dá o seu contributo na descarbonização e redução da pegada ecológica de Guimarães", refere a autarquia, em comunicado.

Em simultâneo à compra do autocarro, a Câmara de Guimarães instalou um posto de carregamento rápido na Central de Camionagem, para permitir o funcionamento contínuo do autocarro elétrico. O posto de carregamento rápido tem a potência de 150 kw, o que, ainda segundo o Município, o torna "único no país".

Produzido em Portugal pela Caetano Bus, o novo pesado de passageiros carateriza-se pela unidade motriz elétrica, sem recurso a qualquer motor auxiliar a combustão, e conjunto de baterias de apoio, que lhe permitem uma autonomia de 150 quilómetros.

Além de ser 100 por cento elétrico, este autocarro está ainda dotado de outras características que o tornam prático e acessível a toda a população. A entrada rebaixada, sem degraus de acesso ao interior e o acesso para pessoas com mobilidade condicionada são valências que também existem neste veículo.

O novo equipamento, que custou 508 mil euros, foi comparticipado em 200 mil euros pelo Fundo de Coesão Ambiental, do programa Portugal 2020, da União Europeia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)