Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Heliportos do Grande Porto abertos 24 horas

Infraestruturas localizadas nos hospitais certificadas para voos noturnos.
Francisca Genésio e Sónia Trigueirão 16 de Janeiro de 2019 às 09:03
Helicóptero do INEM
Helicóptero do INEM
 Helicóptero do INEM
Helicóptero do INEM
Helicóptero do INEM
 Helicóptero do INEM
Helicóptero do INEM
Helicóptero do INEM
 Helicóptero do INEM
Os heliportos localizados em hospitais do Grande Porto estão aptos a receber doentes helitransportados 24 horas por dia. No caso do heliporto do Pedro Hispano (Matosinhos), é uma estrutura "intermitente", ou seja, é acionado consoante as necessidades para emergência médica.

Segundo os dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), há vários heliportos no País que só podem receber helicópteros durante o dia. Um dos casos é o do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que no entanto tem recebido voos noturnos. Uma das situações foi relatada esta terça-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, que revelou ter sido helitransportado, há seis meses, para esta unidade hospitalar. "Correu tudo muito bem, cheguei à noite a Santa Maria, sem nenhum problema", disse.


Ao CM, fonte oficial da ANAC disse não ter conhecimento do caso, mas que "a confirmar-se, trata-se de uma situação ilegal", uma vez que o heliporto de Santa Maria apenas tem certificação para operar durante o dia, sublinhando que a operação noturna deste heliporto "não consta, nem nunca constou" do manual de operações. Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte garante que "até novembro de 2018 os voos noturnos que aterraram na plataforma de aterragem foram autorizados pela Navegação Aérea de Portugal" e que a mesma "continuará disponível para receber doentes helitransportados em situação crítica, 24 horas por dia".

A lista de heliportos não certificados para receber aterragens noturnas inclui ainda outros hospitais, como é o caso de Mirandela. Já os heliportos de Guimarães e de Lamego não estão certificados para receber qualquer voo.
Ver comentários