Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Horta biológica dá vida a convento abandonado em Lagoa

Espaço agrícola tem supermercado e café onde só são vendidos produtos biológicos.
Rui Pando Gomes 21 de Março de 2019 às 08:41
A carregar o vídeo ...
Espaço agrícola tem supermercado e café onde só são vendidos produtos biológicos.
Um antigo convento que estava ao abandono, em Lagoa, transformou-se numa quinta onde se produzem apenas produtos biológicos. Os consumidores podem colher os produtos diretamente na horta ou encomendar um cabaz.

O Convent Bio já está aberto ao público com um supermercado e um café onde são servidas refeições saudáveis. Um forno a lenha coze pão com fermentação natural. Os legumes nesta horta só crescem na época certa. "Vamos procurar ter um ciclo de produtos dentro da época para conseguirmos controlar as pragas e as doenças", explicou ao CM José Pina, promotor do projeto. A horta está aberta a quem quiser colher com as próprias mãos os produtos.

"Apostamos na variedade, rotatividade e diversidade para que as crianças que vêm cá com os pais possam ver como nascem os legumes", refere a engenheira agrónoma Fátima Baiona.

Cris e Carol são clientes do Convent Bio e compram "aipo, tomate, cenoura, laranja ou limão" para cozinhar no Natural.mente, um espaço de comida saudável na praia da Rocha. A preocupação por uma alimentação saudável está a levar muita gente a preferir os produtos biológicos. "Há muitos médicos e enfermeiros que nos procuram mas também outras pessoas que já se preocupam com a alimentação", confirma Fátima Baiona. Cada cabaz custa 20 euros e pode ser encomendado através da internet.

O espaço foi um convento da Ordem do Carmo, há mais de 500 anos. Foi destruído nos sismos de 1722 e 1755 e vendido para servir de habitação. Tem uma capela onde eram celebradas missas e saía uma procissão com tratores agrícolas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)