Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Hospital Garcia de Orta ampliado em 100 camas

Obras arrancam em julho do próximo ano, com criação de edifício para ambulatório e estacionamento subterrâneo.
João Saramago 17 de Dezembro de 2016 às 17:31
Hospital Garcia de Orta assinala o 25º aniversário com uma sessão solene e a entrega de prémios de excelência
Hospital Garcia de Orta assinala o 25º aniversário com uma sessão solene e a entrega de prémios de excelência FOTO: Pedro Catarino
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai para obras a partir de julho do próximo ano, num investimento de 15 milhões de euros, em que está prevista a instalação de mais 100 camas nos cuidados intensivos.

No dia em que o hospital assinalou os 25 anos, o presidente do conselho de administração, Daniel Ferro, explicou que "a ampliação prevê a criação de um edifício para o ambulatório". "A retirada do ambulatório do edifício central libertará espaço para 100 camas, que serão destinadas aos cuidados intensivos", acrescentou.

O novo edifício será erguido sobre o parque de estacionamento localizado mais a sul, que passará a ser subterrâneo. O Hospital Garcia de Orta está classificado como hospital central e a ele recorrem diariamente cinco mil doentes.

Esta unidade com 545 camas serve uma população de 340 mil habitantes, e conta com 2500 funcionários. O crescimento demográfico dos concelhos de Almada e Seixal levou ontem o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, a admitir que as instalações atuais "são insuficientes". "O hospital conta com um problema crónico no tempo de internamento e com as Urgências sobrelotadas", acrescentou Manuel Delgado.

O presidente do conselho de administração do hospital explicou ainda que "as dificuldades existentes no internamento resultam de a unidade contar com um número limitado de camas".

Sobre as dificuldades nas Urgências, adiantou que, face ao aumento de casos de gripe, e "como medida de contingência", foram instaladas mais 24 camas em contentores.
Hospital Garcia de Orta Almada Daniel Ferro Seixal Manuel Delgado saúde hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)