Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Hotel e golfe vão dar emprego a 120 pessoas em Silves

Investidor suíço quer construir hotel com 700 camas e campo de golfe junto ao rio Arade.
Rui Pando Gomes 23 de Abril de 2019 às 09:00
Empreendimento turístico está previsto para uma área de 90,18 hectares, na margem do rio Arade
Silves
Empreendimento turístico está previsto para uma área de 90,18 hectares, na margem do rio Arade
Silves
Empreendimento turístico está previsto para uma área de 90,18 hectares, na margem do rio Arade
Silves
Um hotel com capacidade para 700 camas, um campo de golfe de 18 buracos e cerca de 120 postos de trabalho. São estes os números do projeto turístico Feitoria Fenícia, que está previsto nascer junto ao rio Arade, em Silves.

A discussão pública prévia à elaboração do Plano de Pormenor está a decorrer até à próxima sexta-feira, dia 26 de abril.

O promotor, ao que o CM apurou, é de nacionalidade suíça e desde 2012 que tenta avançar com o projeto. A propriedade da empresa Feitoria Fenícia tem uma área de 90,18 hectares e é limitada a norte pela EN124, e a sul pelo rio Arade.

O projeto turístico, que está previsto ser desenvolvido a poente do pavilhão da Fissul e das Piscinas Municipais, pode avançar depois do investidor ter sido o único concorrente para a criação de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico no concelho, na sequência de um concurso aberto pela Câmara de Silves.

Segundo a proposta apresentada, a que o CM teve acesso, em complemento ao empreendimento turístico o promotor compromete-se a criar uma diversidade de produtos associados ao turismo de património e natureza, nomeadamente a criação de um espaço natural para observação de aves, um percurso ribeirinho e a recuperação do moinho de Valentim.

O turismo náutico, desportivo e cultural também terá uma atenção especial.

O promotor terá agora que elaborar o Plano de Pormenor, tendo em atenção os condicionantes da Declaração de Impacte Ambiental definidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, que deu parecer favorável ao campo de golfe, em 2014.
Ver comentários