Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Idosa de 105 anos dá sessões de motivação

Ana de Jesus recita versos, muitas vezes em canto, para dar um exemplo de vida aos utentes.
Patrícia Lima Leitão 13 de Outubro de 2019 às 06:00
Ana de Jesus tem 105 anos, gosta mais de ser chamada por ‘Ti Ana’ e é um exemplo para todos os utentes do centro
Ana de Jesus tem 105 anos, gosta mais de ser chamada por ‘Ti Ana’ e é um exemplo para todos os utentes do centro FOTO: Direitos Reservados
Ana de Jesus, com 105 anos, nunca foi à escola, mas usa a capacidade para recitar versos, muitas vezes em canto, e uma memória fresca como auxiliares em sessões de motivação que oferece aos 25 utentes do centro de dia Laços Quotidianos, em Matosinhos.

O convite foi-lhe dirigido há um ano e, sempre que a saúde permite, ‘Ti Ana’, como prefere ser chamada, junta-se aos utentes para transmitir o seu exemplo de vida.

"A ‘Ti Ana’ surge como um exemplo de resiliência e que pode estimular as outras pessoas a terem sentido e qualidade de vida. Ela, ao chegar aqui e ter capacidade de verbalizar o ano em que nasceu, estar constantemente a sorrir e ainda proferir várias rimas e ditados populares é um exemplo de motivação para os utentes que têm tendência para se lamentar", disse Francisco Vieira, diretor técnico do centro de dia.

A participação da idosa insere-se num "projeto que visa levar vários elementos da comunidade para interagir e socializar com os utentes, desde crianças a seniores". A interação, garante Francisco Vieira, produziu "alterações na forma de pensar e de ser dos utentes, além de trazer felicidade à centenária".

Apesar de não ter tido a oportunidade de frequentar a escola, a ‘Ti Ana’ "consegue ter a capacidade de estar atenta às notícias, ao seu clube, que é o FC Porto, e de estar atualizada", facto que a "mantém muito bem em termos cognitivos". Para a idosa, o segredo para chegar aos 105 anos é "ter quem olhe bem por mim", explicou, sem hesitar.

"Se eu fosse para um lar, já não ficaria tão bem assim", referiu, sempre entre risos e boa-disposição.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)