Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Já se ouve tiro olímpico na encosta do Sameiro

Ao fim de uma década de impasse, a cidade de Braga volta a ter um campo de tiro.
Secundino Cunha 8 de Abril de 2018 às 09:59
Atiradoras Inês Barros e Rita Dias
Atiradoras Inês Barros e Rita Dias
Atiradoras Inês Barros e Rita Dias
Atiradoras Inês Barros e Rita Dias
Atiradoras Inês Barros e Rita Dias
Atiradoras Inês Barros e Rita Dias
Ao fim de quase uma década a mudar de casa, o tiro olímpico voltou a Braga, com provas de seleção para o Campeonato do Mundo, que decorre em setembro na Coreia do Sul e onde serão selecionados os atletas que participarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O novo campo de tiro de Braga, que custou cerca de dois milhões de euros e que é gerido pelo Clube de Caçadores, tem uma área de quase dois hectares, na encosta do Sameiro, e uma estrutura ao nível do melhor que há no mundo.

"É um campo muito bem equipado, num local excelente e que vai dar uma grande ajuda à implementação da modalidade", disse ao Correio da Manhã o selecionador nacional, Custódio Ezequiel, sublinhando que, "para que grandes provas aqui possam ocorrer, é necessário fazer afinações e resolver algumas questões logísticas".

O responsável pela equipa portuguesa de tiro refere-se à inexistência no local de um restaurante, processo que tem causado algum litígio entre o Clube de Caçadores e a Câmara de Braga. Em Portugal existem oito campos de tiro com capacidade olímpica, sendo os praticantes da modalidade cerca de quatro mil.
Ontem estiveram em Braga várias dezenas de atletas, entre os quais as jovens Inês Barros e Rita Dias, que estão a lutar pela qualificação para o Campeonato do Mundo e, a partir daí, para uma ida aos Jogos Olímpicos.

"É um sonho para todos nós e enquanto for possível, sonhamos", disse Inês Barros. Já o selecionador, Custódio Ezequiel, considera que "é tão difícil conseguir os quatro lugares possíveis nos Jogos Olímpicos como conquistar uma medalha".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)