Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Judiciária vai ter novas instalações em Portimão

Edifício será construído de raiz num terreno disponibilizado pela câmara, na Raminha.
José Carlos Eusébio 27 de Maio de 2017 às 09:42
Terreno fica localizado junto à avenida Paul Harris e à V6 e será cedido gratuitamente durante 50 anos
Terreno fica localizado junto à avenida Paul Harris e à V6 e será cedido gratuitamente durante 50 anos FOTO: Pedro Noel da Luz
O Departamento de Investigação Criminal de Portimão da Polícia Judiciária vai dispor de novas instalações, apurou o CM.

O edifício será construído num terreno cedido pela autarquia, na zona da Raminha. Na próxima segunda-feira, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, desloca-se a Portimão para presidir à cerimónia de assinatura do protocolo de cedência.

O terreno, com uma área de cerca de 4 mil metros quadrados e que fica situado junto à avenida Paul Harris e à V6 (as duas principais vias de acesso à cidade), será cedido gratuitamente pela câmara pelo prazo de 50 anos, renovável por períodos de 10. Competirá depois ao Ministério da Justiça a elaboração do projeto e o lançamento do concurso para a construção do edifício.

"Desejo que a construção avance o mais depressa possível", refere ao CM Isilda Gomes, presidente da câmara, adiantando ter conhecimento de que a obra "foi considerada como prioritária no Algarve, por parte do Ministério da Justiça".

A autarca realça que as atuais instalações, localizadas no centro da cidade, junto ao edifício dos Paços do Concelho, não oferecem "condições de trabalho nem de acessibilidade". Aliás, no ano passado, em resposta ao deputado Paulo Sá (PCP), o Ministério da Justiça classificara essas instalações "como deficientes, designadamente em termos de insuficiência de área e de segurança".

O Governo também reconheceu "a necessidade de se encontrarem novas instalações para a Diretoria do Sul da PJ, em Faro", que sejam "mais adequadas no plano da funcionalidade e da localização".
judiciária instalações Portimão algarve pj raminha edifício
Ver comentários