Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Lar ilegal tinha idosa amarrada a uma cama em Belmonte

Operação de busca de surpresa desencadeada após denúncias de maus-tratos a idosos.
Alexandre Salgueiro 11 de Janeiro de 2019 às 09:00
Lar ilegal funcionava numa habitação no Bairro de São Vicente, em Caria, no concelho de Belmonte
GNR
GNR
Lar ilegal funcionava numa habitação no Bairro de São Vicente, em Caria, no concelho de Belmonte
GNR
GNR
Lar ilegal funcionava numa habitação no Bairro de São Vicente, em Caria, no concelho de Belmonte
GNR
GNR
A GNR deteve esta quinta-feira um casal que geria um lar de idosos ilegal na vila de Caria, concelho de Belmonte, a partir da própria habitação. Num dos anexos da casa situada no Bairro de S. Vicente, os militares, acompanhados por técnicos da Segurança Social, encontraram cinco idosas, uma das quais amarrada à cama.

"Esta ação foi o culminar de uma investigação iniciada há dois meses na sequência de uma denúncia de maus-tratos a idosos" adiantou o capitão Luís Moreira, da GNR da Covilhã, que coordenou a operação.

Segundo o oficial, "todas as idosas encontram-se em estado de total dependência de terceiros para alimentação, higiene e medicação e a habitação não cumpre os requisitos para poder fornecer aos utentes os serviços que estes precisam de forma condigna e em segurança".

Ao que o CM apurou, uma das cinco idosas será mãe de um dos membros do casal, e as restantes quatro pagariam cerca de 600 euros pelo internamento.

Para quem conhece o casal, na casa dos 40 anos, a detenção foi um choque: "Eles tratam muito bem as idosas e têm muito cuidado com a alimentação e a higiene. Os filhos dos utentes, entre os quais se encontra um padre, estão satisfeitos com os serviços", assegura Alice Matos, prima dos proprietários.

O lar foi encerrado e o casal e uma funcionária de 19 anos foram detidos. Respondem por suspeitas de maus-tratos e, no caso do homem, por posse de arma proibida, já que a GNR apreendeu uma caçadeira e um revólver ilegais.

As utentes foram transportadas para o Instituto de Medicina Legal da Covilhã para serem examinadas e vão ser realojadas em lares da região.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)