Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Leilão da orelheira e festa em Cabeceiras de Basto

Autarquia espera vender 30 toneladas de fumeiro e gerar negócio de 300 mil euros.
Fátima Vilaça 22 de Fevereiro de 2017 às 08:42
Francisco Alves, presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, garante excelência do fumeiro da região
Francisco Alves, presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, garante excelência do fumeiro da região FOTO: Nuno Fernandes Veiga
Mandava a tradição que no domingo gordo se fizesse o leilão da orelheira. As peças da cabeça de porco eram arrematadas no adro da igreja, para que não faltasse à mesa no cozido do dia de Carnaval. Em Cabeceiras de Basto, a tradição volta a cumprir-se no domingo, no decorrer da XXI edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, que acontece na vila até à próxima segunda-feira, dia 27.

"É uma tradição que temos apostado em manter. Faz-se em moldes diferentes do que era feito no passado, mas procuramos recriar o leilão vendendo as peças fornecidas por cada um dos produtores presentes na feira", referiu o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, no lançamento do certame.

São esperados este ano, no Pavilhão Desportivo de Refojos, um total de 80 expositores. Meia centena são produtores de fumeiro de raça bísara e os restantes 30 complementam com a oferta dos mais variados produtos da região. "Do vinho ao mel, passando pelo azeite, as ervas aromáticas, os doces e compotas", explicou o autarca.

Francisco Alves está convencido de que, à semelhança de outras edições, o fumeiro possa esgotar. "Contamos vender cerca de 30 toneladas de fumeiro, durante os quatro dias da festa, gerando um volume de negócios que pode rondar os 300 mil euros", disse o autarca.

A Festa da Orelheira abre portas na sexta-feira, às 17h00, e garante muita animação para os 30 mil visitantes que espera receber durante os quatro dias.
"Vamos ter concertinas, ranchos folclóricos, teatro e até o jogo do pau", especifica Francisco Alves.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)