Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Lisboa dá 2,5 milhões a 15 projetos de cidadãos

Iniciativa mais votada (5922 votos) prevê a criação de um polo cultural em Carnide.
Tatiana Santana e Cláudia Machado 28 de Novembro de 2017 às 09:28
Fernando Medina (ao centro) com os vencedores da 10ª edição do Orçamento Participativo da capital
Fernando Medina (ao centro) com os vencedores da 10ª edição do Orçamento Participativo da capital FOTO: Luís Filipe Catarino
A criação de um polo cultural em Carnide e a instalação de uma peça de arte denominada ‘Portugal em Lisboa’ foram os dois projetos mais votados da 10ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa, com 5922 e 4114 votos, respetivamente.

As 15 iniciativas vencedoras deste ano, apoiadas num total de 2,5 milhões de euros (em verbas que vão de 55 mil a 500 mil euros), foram reveladas ontem.

Ao projeto de Carnide foi atribuída uma verba de meio milhão de euros. Para a instalação da peça de arte pública - em que cada letra da palavra ‘Lisboa’ será criada em materiais como cortiça e azulejos -, vão ser investidos 93 mil euros.

O OP 2017/18, financiado integralmente pela autarquia, recebeu 434 propostas, menos 100 do que no ano passado e que, após análise técnica, culminaram em 128 projetos submetidos à votação dos munícipes. Esta edição recolheu um total de 37 673 votos.

A votação decorreu entre 17 de outubro e 22 de novembro, através de várias plataformas.

Outro dos projetos eleitos foi o da aquisição de uma ambulância e equipamento de emergência veterinária para socorro animal, com 2504 votos e que vai receber 150 mil euros. Também a requalificação da piscina do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa recebeu a aprovação dos eleitores, com 1418 votos e uma verba de meio milhão de euros para a obra.

Durante a cerimónia de apresentação dos vencedores, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, destacou que o OP se transformou "numa força de mobilização da cidade imparável", sendo "um grande movimento social".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)