Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Luz verde para torre na estação de S. Bento no Porto

Promotor pede licenciamento até ao final deste ano.
Manuel Jorge Bento 10 de Outubro de 2019 às 08:41
Projeto prevê torre com 21 metros de altura na ala sul da estação ferroviária de S. Bento
Projeto prevê torre com 21 metros de altura na ala sul da estação ferroviária de S. Bento FOTO: Direitos Reservados

A Câmara do Porto deu parecer positivo ao pedido de informação prévia para o Mercado Time Out na estação de S. Bento, cujo projeto prevê a construção de uma torre de 21 metros, na ala sul, que a UNESCO diz ser "intrusiva". Mas a autarquia sublinha que este não é um licenciamento e vincula as entidades competentes na decisão. "Contamos apresentar à câmara o projeto para licenciamento até ao final do ano, já antecipando que possam surgir questões técnicas", indicou entretanto o presidente da Time Out Market.

"A torre é uma parte do projeto. Faremos tudo aquilo que foi aprovado pelas autoridades nacionais e pela câmara municipal", referiu João Cepeda. "Finalmente, sabemos que há um sentimento unânime de aprovação", acrescentou. O projeto já obteve luz verde da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Nacional de Cultura. A UNESCO criticou, no entanto, o "tamanho intrusivo" da torre de 21 metros projetada para a ala sul da estação.

O parecer da Direção-Geral do Património Cultural foi recebido a 5 de setembro pela Câmara do Porto, que aprovou agora o pedido de informação prévia. No dia 24, o presidente da autarquia, Rui Moreira, afirmou que o organismo consultivo da UNESCO - o Centro do Património Mundial - tem uma "visão arqueológica" sobre a cidade. Em assembleia municipal, o autarca indicou que não lhe compete "dizer se gosta ou não gosta do projeto" previsto para a estação de S. Bento. Defendeu, contudo, que enquanto cidadão, "gostava que a cidade do Porto ficasse com um edifício público do arquiteto Souto de Moura".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)