Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Maiores marés do ano inundam ruas no Algarve

Nível da água do mar subiu e invadiu algumas ruas de Portimão, Ferragudo e Tavira.
Rui Pando Gomes e Tiago Griff 29 de Setembro de 2019 às 09:17
Ruas de Ferragudo, no concelho de Lagoa, começaram a ser invadidas pelas águas do rio Arade
Ruas de Ferragudo, no concelho de Lagoa, começaram a ser invadidas pelas águas do rio Arade FOTO: Nuno Alfarrobinha
São as maiores marés do ano e começaram este sábado a provocar algumas inundações nas zonas ribeirinhas de Portimão, Ferragudo e Tavira, no Algarve. As corporações de bombeiros e os serviços de Proteção Civil de concelhos junto ao mar estão em alerta para a possibilidade de cheias rápidas. 

Segundo as previsões do Instituto Hidrográfico, a amplitude da maré pode atingir este domingo à tarde, cerca das 15h30, os 3,9 metros de altura, durante o período de preia-mar ou maré-cheia. O fenómeno natural ocorre anualmente devido ao novo ciclo de marés vivas equinociais que fazem subir o nível do mar.

Este sábado à tarde, em Ferragudo, a água invadiu a praça Rainha D. Leonor, a rua 25 de Abril e parte das ruas Afonso de Albuquerque e Marechal Carmona.

"É a chamada cabeça da maré, mas os moradores e comerciantes já estão habituados", referiu ao CM o morador Valdemar Sacramento. Já uma comerciante local recordou que "a água começou a subir e chegou até meio da esplanada". No entanto, "os turistas continuaram sentados, alegremente, a tirar fotografias", referiu.

Em Portimão, a rua Júdice Biker esteve cortada ao trânsito devido à subida da água do rio Arade através das canalizações de águas pluviais. Uma equipa dos bombeiros de Portimão esteve no local, de prevenção, para intervir caso a água atingisse estabelecimentos comerciais.

Em Tavira, algumas ruas na baixa da cidade ficaram inundadas devido à subida da água do rio Gilão, mas sem obrigar ao corte do trânsito. Os operacionais dos Bombeiros Municipais de Tavira estiveram no local, mas sem registo de problemas de maior.
Algarve Tavira Portimão Ferragudo Proteção Civil questões sociais meteorologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)