Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Mais de quatro milhões e meio de dormidas no Norte do país em seis meses

Turismo do Porto e Norte fala em “semestre memorável”.
Manuel Jorge Bento 16 de Agosto de 2019 às 12:45
Cidade do Porto
Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Um milhão e 22 mil dormidas num só mês foi o resultado histórico atingido pelo turismo no Norte do País, em junho. No total dos primeiros seis meses deste ano, o setor registou 4,65 milhões de dormidas na região, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

"São números que nos encorajam e ajudam a ganhar confiança no trabalho que estamos a desenvolver para promover o Porto e o Norte como um destino de férias com vários pontos de interesse espalhados por toda a região", considera Luís Pedro Martins, presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Os dados estatísticos indicam que o turismo continua a crescer na região e, em particular no mês de junho, justificado pela realização da Liga das Nações no Porto e em Guimarães, para lá de eventos habituais como o Rali de Portugal ou as festividades dos Santos Populares. "Estão de parabéns todos os stake-holders (intervenientes) e todas as pessoas que trabalham neste destino turístico pelo sucesso obtido num semestre absolutamente memorável", referiu Luís Pedro Martins.

Em termos percentuais, o turismo no Norte registou um aumento de 11,7% no número de dormidas em junho e 9,7% no total dos primeiros seis meses do ano. Neste período, houve mais 236 mil hóspedes do que na primeira metade de 2018.

Já ao nível dos proveitos totais, o Porto e Norte cresceu quase 12 milhões de euros em junho e cerca de 32 milhões de euros no primeiro semestre. Noutros números, o rendimento médio por quarto ocupado foi de 96,80 euros, sendo a região o terceiro destino nacional quanto a este indicador.
Norte País Luís Pedro Martins Instituto Nacional de Estatística economia negócios e finanças Porto turismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)