Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Mais universitários recorrem às cantinas sociais de Coimbra

Cantinas Amarelas vão ser requalificadas e devem reabrir em 2017.
Gonçalo Silva 23 de Maio de 2016 às 09:17
Cantinas Amarelas reabrem no próximo ano. As obras de requalificação começam em breve e vão custar 800 mil euros
Cantinas Amarelas reabrem no próximo ano. As obras de requalificação começam em breve e vão custar 800 mil euros FOTO: Ricardo Almeida
As cantinas sociais da Universidade de Coimbra (UC) tiveram no último ano um aumento de procura de refeições na ordem dos 5%, o que levou a instituição a aumentar a oferta, reabrindo as Cantinas Amarelas, depois de obras de requalificação no valor de 800 mil euros.

"Estamos a verificar uma inversão clara na procura de refeições pelos alunos. Em 2015 houve um aumento de cinco por cento de refeições nas 12 cantinas, o que acontece pela primeira vez nos últimos dez anos. Este ano pensamos servir perto de um milhão de refeições", disse ao CM Luís Filipe Menezes, vice-reitor da UC.
Criadas há 30 anos, as Cantinas Amarelas estão fechadas desde 2013, devendo reabrir no próximo ano. "Falta a luz verde do Tribunal de Contas, mas as obras deverão iniciar em breve. Esta será uma cantina moderna, com um espaço polivalente e uma estrutura diferente para permitir, por exemplo, pequenos espetáculos", indicou Luís Filipe Menezes.

A UC destaca a qualidade dos serviços para justificar o aumento da procura. "Temos uma excelente qualidade a um preço social para um prato que permite uma alimentação saudável e equilibrada", justifica.

Aliada à qualidade, os Serviços de Ação Social da UC continuam a desenvolver iniciativas de incentivo à redução do desperdício alimentar, apelando ao consumo adequado às necessidades individuais. "Temos uma grande preocupação em relação aos desperdícios. Há um diálogo entre quem serve e quem é servido para que a dose no prato seja servida com a quantidade de comida ideal", sustenta o vice-reitor.
universitários cantinas coimbra social cantinas amarelas
Ver comentários