Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Manter as portagens nas SCUT é “lamentável”

Comissão de Utentes da A28 diz que a cobrança causa impactos negativos na economia do Norte.
Aureliana Gomes 9 de Fevereiro de 2019 às 10:21
Portagens na A28
Há muito que moradores, empresários e autarcas contestam portagens na antiga SCUT da A28
Portagens na A28
Há muito que moradores, empresários e autarcas contestam portagens na antiga SCUT da A28
Portagens na A28
Há muito que moradores, empresários e autarcas contestam portagens na antiga SCUT da A28
"Consideramos lamentável que a maioria das forças políticas não tivesse, mais uma vez, a coragem de assumir e resolver um problema como este, que se arrasta há uma década." José Rui Ferreira, da Comissão de Utentes da A28, está insatisfeito com o novo chumbo, esta sexta-feira, dos projetos de resolução para a eliminação de portagens nas ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador).

O Parlamento rejeitou os projetos do PCP, BE e PEV que defendiam a eliminação das portagens nestas autoestradas - onde se incluem, no Norte do País, a A28, A41, A42, A25, A29 e A24.

José Rui Ferreira diz que a cobrança nestas vias, há cerca de 10 anos, causou impactos negativos para populações, empresas e também na sinistralidade. "Estas portagens são impraticáveis e não ajudam em nada o desenvolvimento económico", explicou ao CM.

Disse, no entanto, que foi positivo levantar de novo a questão na Assembleia da República (AR). "Este é um problema que esteve muito tempo adormecido e já é bom que, no plano político, se volte a falar sobre o assunto", frisou.

O utente relembra que, após uma grande luta, no início, ainda se conseguiram alguns resultados - diminuição de valores a pagar para os moradores de localidades atravessadas pelas ex-SCUT, o que foi alterado mais tarde.

"As pessoas têm de se convencer que o pagamento de portagens não é uma fatalidade, e que pode chegar o dia em que a situação se altere e se deixe de pagar", acrescentou.

O projeto do PSD que recomendava ao Governo que desse cumprimento à resolução parlamentar para estudo de uma alternativa ao ‘pórtico do Estádio’, em Aveiro, foi aprovado.
José Rui Ferreira PEV PCP A28 Parlamento Comissão de Utentes da A28 Utilizador País PSD BE Norte A41
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)